O que é Marketing Online?


 Provavelmente você já ouviu falar o nome marketing digital ou marketing online. Mais saiba que apesar de possuir princípios  e semelhanças com marketing tradicional, ainda sim tem algumas diferenças que você precisa saber. Sabendo essas peculiaridades você saberá extrair o máximo de ambos.

 Venha comigo que vou lhe contar mais neste post....




O que é marketing digital?

marketing online  (ou marketing digital) é um conceito Bastante amplo, pois abrange todas as ações e estratégias de publicidade ou de marketing que funcionam com a mídia e  atualmente com a Internet também :

 O Fenômeno da internet trouxe muitas plataformas como blogs,sites, redes sociais,vídeos etc...

E desde da década de 90 vem se usando as técnicas de marketing tradicional(offline) no ambiente online 

Junto a isso vem surgindo um tremendo desenvolvimento e evolução da tecnologia digital, marketing online tem experimentado, de forma gradual profundas mudanças em ambas as técnicas e ferramentas utilizadas nesse ambiente.


Da web 1.0 para a web 2.0

No início, o marketing on-line era baseado nas páginas da web 1.0 e passou a ser uma tradução da publicidade tradicional de mídia (televisão, rádio) para as primeiras páginas da web, o que não permitiria uma melhor  comunicação com os usuários. Os anunciantes controlaram a mensagem completamente e limitaram-se a expô-la ao público.
Além disso, a publicidade da Web 1.0 estava limitada,  na maioria dos casos,  a reproduzir uma vitrine de produtos ou serviços na forma de um catálogo on-line . Mesmo assim, esse tipo de propaganda já apontava virtudes interessantes, como o escopo potencialmente universal, a possibilidade de atualização dos conteúdos e a combinação de textos, imagens e, pouco a pouco, também do formato multimídia.
Mas em poucos anos a revolução chegou Um desenvolvimento tecnológico frenético permitiu a introdução em massa de uma Internet de nível superior. A Web 2.0 nasceu e, com ela, o marketing 2.0 (como marketing digital ou online também é conhecido ). E muitas vezes mudam!
A partir desse momento, é possível  compartilhar informações facilmente graças às redes sociais, permitindo a troca quase instantânea de peças antes impossíveis, como fotos e vídeos.
Internet se torna muito mais do que um meio de busca de informações e se torna uma grande comunidade . A rede é entendida apenas como um meio de trocar informações em duas direções . O feedback é, portanto, total e fundamental entre marcas e usuários, com os prós e contras que isso acarreta.


 Algumas ferramentas de marketing digital

O marketing digital coloca à nossa disposição uma série de ferramentas de grande diversidade, a partir das quais podem ser feitas desde pequenas ações a custo virtualmente zero até estratégias complexas   (e obviamente mais caras) nas quais você pode combinar muitas técnicas e recursos .
Estes são os principais:
  • Site ou blog . Sem dúvida, a web ou blog são duas das principais ferramentas de que centralizam campanha de marketing digital ou marketing de entrada (estratégia para atrair usuários e convertê -los em clientes, gerando um conteúdo valioso e não intrusiva). No entanto, o uso de uma web ou blog como o eixo central não implica exclusividade, mas sim o contrário. É possível utilizar, de forma complementar ou paralela, mini sites, redes sociais, plataformas de vídeo ou fóruns para dar maior visibilidade às nossas campanhas. Quando estiver claro se deseja um site, um blog ou ambos, lembre-se de que você deve tomar outras decisões. Por exemplo, qual domínio você usará ou onde você hospedará sua página.
  •   Os motores de busca são ferramentas que permitem que os utilizadores da Internet para encontrar relacionado com o que eles estão olhando para o conteúdo. No fim de posicionar com sucesso, uma página ou blog nas primeiras posições dos motores de busca, que é essencial para estocar posicionamento orgânico (SEO) ou pagas (SEM) em sua estratégia de marketing online.
  • Exibição de publicidade . É a ferramenta de marketing digital mais conhecida e tradicional . Pode ser considerado o outdoor do meio digital. São anúncios (banners) de diferentes tamanhos e formatos (textos, imagens, gráficos, vídeos ...) que ocupam um espaço em sites da internet de forma atraente e marcante.
  • E-mail marketing . O herdeiro para o Buzoneo clássico é possivelmente o mais velho, mas ainda eficaz por ter sido capaz de se adaptar às mudanças e sua capacidade de trabalhar em conjunto com outras estratégias, tais como rastreamento e maturação de clientes (a ferramenta Chumbo Nutrir ). E-mail marketing pode ser feito a partir de seus próprios bancos de dados ou de terceiros, a partir do qual as mensagens são geradas na forma de um boletim informativo, boletins informativos, catálogos, etc.
  • Redes sociais:  essas ferramentas digitais continuaram a crescer e ganhar popularidade desde o advento do marketing digital. Além disso, eles foram capazes de se adaptar perfeitamente às mudanças e demandas dos consumidores. As redes sociais são completamente eficazes para a disseminação de conteúdo, bem como para a criação de uma comunidade de marca, bran ding e até mesmo atendimento ao cliente.


As vantagens do marketing digital ou marketing on-line

O marketing digital é uma estratégia essencial para as marcas devido à grande oportunidade de crescimento, posicionamento e disseminação que elas representam .
Os clientes em potencial, ou pelo menos a grande maioria, estão constantemente conectados à Internet a partir de seus computadores e, nos últimos anos, também através de seus telefones celulares ou tablets.
Este contexto levou a uma ampla gama de vantagens do marketing digital , entre as quais:
  • Menor custo . O marketing on-line é acessível em termos de orçamento, especialmente quando comparado aos canais de marketing tradicionais, como televisão, rádio ou imprensa. 
  • Maior capacidade de controle, otimização e correção de campanhas devido à coleta e possibilidade de consulta em tempo real dos resultados obtidos, além disso, de maneira exata. 
  • Grande flexibilidade e dinamismo . Com a possibilidade de testes e alterações dinamicamente com base nos resultados obtidos e no comportamento dos usuários em relação a uma campanha.
  • Permite uma segmentação muito específica, personalizada e precisaEm uma campanha de marketing on-line, a empresa pode segmentar suas campanhas levando em conta dados sociodemográficos e psicológicos dos usuários, bem como seu comportamento na Internet. 
  • Permite uma medição exata da campanha . Resultados obtidos, benefícios, retorno do investimento (ROI).
Espero ter ajudado sobre essa constante evolução do marketing online.










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